Você sabe a diferença entre café comum e o café especial? Que um deles é mais caro você já deve ter percebido. Mas será que o sabor e a qualidade dos grãos são realmente superiores?
O café especial é um tipo de café que segue padrões de qualidade, rastreabilidade e sociais estabelecidos por entidades como a SCA (Specialty Coffee Association) e a BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association)

Além disso, ele é classificado com base em uma escala de até 100 pontos. É necessário obter pelo menos 80 pontos para ser classificado como especial.
Afinal de contas, o que diferencia o café de pacotinho mais caro das cafeterias do cafezão tradicional vendido nos supermercados?
Ao contrário do café especial, a classificação do café tradicional é feita pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Nesse caso, o café é classificado como extraforte, tradicional, superior e gourmet. Sendo gourmet a mais alta classificação.
Desde quando as pessoas começaram a degustar café?
O surgimento do café especial está relacionado a um movimento chamado Terceira Onda do Café que começou nos anos 2000. Logo, esse movimento tem influenciado globalmente a criação de valor do café como produto.
Ou seja, o que anteriormente era apenas uma bebida consumida no dia a dia, em grande parte graças a cafeína e sua ação estimulante, nos dias atuais passa a ser consumida e apreciada graças a suas características sensoriais atraentes e desejadas. Consequentemente, as pessoas passam a comprar café de acordo com sua notas sensoriais.
Já reparou que o sabor do café especial é diferente do café tradicional? No geral, esse sabor tão agradável e gostoso é fruto de um longo trabalho, que inclui: produção, avalição sensorial e torra.
Assim sendo, a Specialty Coffee Association usa um método de classificação sensorial próprio para esse tipo de café. Tal método, é amplamente utilizado no Brasil. Ou seja, ele usa pontuações para avaliar a qualidade da bebida. Portanto, isso lhe confere maior consistência na discriminação da qualidade do café em comparação com outros métodos.
Dessa forma, o formulário de avaliação da SCA inclui fatores como:
- fragrância/aroma
- sabor
- acidez
- sabor residual
- corpo

Assim, todos os fatores são avaliados individualmente para maior precisão da pontuação.
Então, na próxima vez que você provar um café e perceber notas de frutas, chocolate ou caramelo, pode ter certeza que esse café é especial. Tal qual todo café servido aqui na Amoriko 🙂